Molho de tomates caseiro é outra coisa, mais saudável, mais saboroso, mais leve... adoro! As massas e receitas ficam com outro sabor, muito melhores.
Sempre faço e depois congelo em potinhos, na hora de usar descongelo e uso nas receitas, é muito bom e muito fácil de fazer!
Ingredientes:
1 kg de tomates maduros
1 cebola média
2 dentes de alho
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de café de bicarbonato de sódio
Pimenta-do-reino à gosto
Cheiro-verde à gosto
Orégano à gosto
Manjericão à gosto
Agora é bem simples, corte aquela parte do talo dos tomates, depois corte em 4 partes e coloque tudo em um processador de alimento ou liquidificador. Se quiser um molho bem liso bata bem, se quiser um molho com pedacinhos, como eu faço e adoro, bata menos, deixando alguns pedaços dos ingredientes.
Despeje tudo na panela de pressão elétrica, tampe, coloque a válvula na posição de pressão, programe por 30 minutos na função FEIJÃO ou outra qualquer.
Assim que terminar pode retirar a pressão com cuidado e o molho estará pronto!
Rendimento: Pouco mais de 1 litro.
Armazenamento: Pode ficar por até uma semana na geladeira ou pode ser congelado em potes bem fechados por até 3 meses.
Dicas: Utilize os temperos e ervas que gostar para temperar seu molho. Os melhores tomates para molho caseiro são o Italiano, Débora e Holandês, mas você pode usar qualquer um que esteja bem maduro, com o truque do açúcar e bicarbonato a acidez vai embora.
Hummm, tb gosto de aproveitar qdo o preço do tomate tá bom, fazer um tanto e guardar pro dia da preguiça. Manjericão é imprescindível... vou fazer do seu jeito porque molho de casa é outra coisa. Depois que comemos esse, fica difícil de achar bom o de latinha
ResponderExcluirVc vai adorar Sonia, abraços!
Excluirolá, não sou muito boa na cozinha,depois que comprei minha panela de pressão elétrica estou direto na net procurando receitas e encontrei seu site.
ResponderExcluirA primeira receita que fiz foi tentar fazer o molho.Dobrei a receita a aparência ficou ótima mas ficou meia sem tempero,não sei se foi porque eu bati e coei e depois coloquei na pressão.Mas adorei as dicas.Vou tentar fazer de novo.
Grata
lea
Obrigado Lea! Sim, os temperos são ao seu gosto rs. Abraços!
ExcluirOlá, essas receitas só se aplicam à panelas de pressão elétricas?? Não pode ser na tradicional?? E se for, mudará o tempo de preparo?? Obrigada.
ResponderExcluirDalva, é que a panela de pressão elétrica não perde água, é hermética, então se vc fizer em uma normal vai queimar provavelmente. As receitas do blog eu crio baseado apenas na elétrica ;)
ExcluirMaurício, pra que serve o bicarbonato nas receitas?
ResponderExcluircomo eu disse na receita "...com o truque do açúcar e bicarbonato a acidez vai embora." rs ou seja, retira a acidez do molho.
ExcluirPosso fazer a metade da receita e usar o mesmo tempo de cozimento?
ResponderExcluirSim :)
ExcluirO tomate é colocado no liquidificar com pele e com semente mesmo? Ou devo retirar tudo junto com o talo? Obrigada!
ResponderExcluirCom tudo, como falo na receita.
ExcluirEstreando minha panela com esse molho!
ResponderExcluirMauricio esse molho dura algum tempo fora da geladeira tampado??? Pois eu vou comercializar em uma feira livre o que vc me aconselha???
ResponderExcluirPode estragar com calor, vc terá que manter refrigerado. O tempo pode variar muito, dependerá de vc, da higiene e armazenamento.
ExcluirMuito bom! Amei! Obrigada!
ResponderExcluirAcabei de fazer...ficou otimo....
ResponderExcluirReceita maravilhosa! Vou tentar aqui, mas já sei que vai dar certo como todas as suas receitas que faço :)
ResponderExcluir