Vocês vão pirar nessa receitinha que trago hoje, é uma delícia super tradicional, o famoso pudim de ovos português, super perfumado, textura delicada, divino!
Esse pudim não leva leite condensado, é feito como antigamente. O aroma dele me lembra das pastelarias espalhadas aos montes por Portugal.
Ingredientes:
2 xícaras de ovos inteiros (8 ovos + ou -)
2 xícaras de açúcar comum (refinado)
2 xícaras de leite integral
1 colher de chá de extrato de baunilha
Raspas de um limão
Calda:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
Como sempre falo e ensino, você deve usar medidores culinários, se não sabe o que é CLIQUE AQUI e aprenda como usar.
Em Portugal é utilizado o limão siciliano para as raspas, mas se você não tiver, pode usar o limão comum que encontramos no Brasil ou até o limão-cravo.
Em Portugal é utilizado o limão siciliano para as raspas, mas se você não tiver, pode usar o limão comum que encontramos no Brasil ou até o limão-cravo.
Vamos começar pela calda. Basta colocar o açúcar e a água em uma panela ou frigideira, fogo baixo, e deixar até começar a caramelizar, depois despeje na assadeira que irá utilizar, envolva todo o fundo e laterais e reserve. Não fique mexendo na calda durante o preparo nem deixe açúcar nas bordas da panela pois poderá açucarar.
Depois, em uma tigela, coloque o açúcar, as raspas de limão, baunilha e os ovos peneirados, misture bem. Para peneirar os ovos basta quebrá-los em uma peneira de furos maiores, estourar as gemas e deixar escorrer, para remover as películas do ovo.
Depois de bem misturado acrescente o leite e misture novamente. Você pode usar apenas um batedor / fouet ou colher para misturar, não precisa bater no liquidificador nem nada.
Despeje essa mistura na assadeira, cubra com papel-alumínio ou tampa se sua forma tiver, coloque 1 xícara de água na panela de pressão elétrica, coloque a forma com o pudim, tampe a panela de pressão elétrica, posicione a válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento ajustando o tempo para 15 minutos.
Assim que terminar retire a pressão da panela, retire a forma de dentro com cuidado, deixe esfriar e após isso leve para gelar bem, eu costumo deixar de um dia para o outro. Quando o pudim estiver bem gelado é só desenformar e servir!
Rendimento: Serve de 8 à 10 pessoas.
Armazenamento: Geladeira por até 4 dias.
Dicas: Você também pode fazer o pudim apenas com gemas, ficará mais intenso, não é o mais tradicional mas há alguns lugares onde também é feito assim, lembrando um quindim sem coco.
Cumprimentos desde Lisboa, Portugal, grata pela partilha de receitas tão deliciosas.
ResponderExcluirOi boa noite,sou nova no canal,e estou amando as suas explicação ,e receitas de panela elétrica ! 😍
ResponderExcluirOnde eu compro uma fôrma que caiba na panela? Qual a medida do diâmetro?
ResponderExcluirtem que procurar, lojas, internet.... vc tem que medir sua panela e a forma na hora da compra
ExcluirUm beijoo de Portugal :* sem saberes és o 'meu melhor amigo', a seguir à panela de pressão eléctrica claroooooo :D
ResponderExcluirBjs
Excluir